Rating: 5.0/5 (2 votos)



ONLINE
1


 

A genética atualmente contribui para diversas áreas profissionais , como exemplo , a medicina , agricultura e até nas questões policiais.

Na  medicina contribui para diagnosticar problemas de saúde antes que eles venham a ocorrer. Já na
agricultura ajuda no melhoramento das espécies via seleção das mais produtivas, o que é péssimo pra biodiversidade (foi a primeira grande aplicação da genética junto com a pecuária) e nas questões policiais, a partir de algum rastro do local/cena do crime, é possível coletar amostras de DNA para inocentar ou acusar alguém por algum crime.

 

 

 

 


Informações
Informações

O conceito de informação genética é muito amplo, porém, resumidamente, pode-se considerar toda e qualquer informação obtida a partir de sequências gênicas, cariótipo, produtos gênicos e até análise de características hereditárias. Essas informações podem ser obtidas a partir de amostras biológicas de um indivíduo, de uma família, ou de um grupo de pessoas (ex. etnias).

  Todas as informações genéticas de um indivíduo estão contidas em seus genes, podendo também, ser obtidas a partir do produto destes. Essas informações são hereditárias e únicas, ou seja, não existem duas pessoas que apresentem informações genéticas idênticas, excetos gêmeos monozigóticos (gêmeos idênticos).

 Devido a essas características, há muitos anos os médicos utilizam as informações genéticas para realização de diagnósticos clínicos. Baseados no histórico médico familiar, por exemplo, os médicos podem calcular a probabilidade do surgimento de alguma patologia hereditária em uma criança, ainda durante a gravidez.